Depoimentos

José Afonso e Maria Bernadete Martins
Produtores de Montes Claros

“A vantagem de ser associado é se sentir amparado. O sindicato sempre me ajuda nas questões jurídicas, no ITR, CAR e na aposentadoria. Foi no sindicato que fiz o curso de Internet. Minha vida mudou. Hoje, uso o Whatsapp e e-mail. E as palestras técnicas também aumentam meus conhecimentos sobre o campo e o mercado. O Sindicato é fundamental para a nossa atividade”.

Mário Raimundo de Melo
Floricultor em Barbacena

“Tenho 30 funcionários e é o sindicato que cuida da parte de Recursos Humanos, folha de pagamento, admissão, demissão e aposentadoria. Meus colaboradores têm assistência médica e odontológica. A taxa que pago é bem menor do que um plano de saúde. Outra coisa boa: um agrônomo vai sempre à minha propriedade fazer análise de solo. Não consigo imaginar a minha atividade sem os serviços do Sindicato”.

Flávio Vieira Gonçalves
Agricultor, pecuarista e silvicultor de Uberlândia

“O Sindicato é a casa do produtor. É onde fazemos nossas reivindicações e temos apoio. É ele que levanta nossas bandeiras. Sou sindicalizado há mais de 40 anos. Uso todos os serviços: técnico, jurídico, leilões... É importante fazer a contribuição. O produtor não pode ficar sem o sindicato”.

Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro
Cafeicultor de Varginha

“É o sindicato que promove ações para a melhoria do agronegócio brasileiro. Sou sindicalizado há mais de 40 anos. Os cursos para os empregados são ótimos. Os treinamentos garantem aperfeiçoamento. E ainda temos informações das áreas trabalhista, tributária, entre várias outras”.

Erivelton Moreira
Pecuarista de gado de corte de Governador Valadares

“O Sindicato me ajuda nas guias de GTA e na emissão de notas fiscais de compra e venda de gado. Oferece também o Café Rural, toda segunda-feira, quando são apresentadas e debatidas as últimas notícias do agronegócio. Fazer parte me ajuda a entender melhor o mercado e tomar as decisões certas. Caminhar sozinho é muito difícil. Juntos, a gente se fortalece!”

Edvaldo Alkmim
Agricultor e pecuarista em Manga

“Devemos colaborar com o Sindicato para sermos bem representados. Ele nos defende nas causas importantes. É imprescindível mantermos o espírito de união para termos representantes legais capazes e dedicados. E é também por meio do Sindicato, que promove cursos do SENAR, que aprendo muito sobre minha atividade; neste momento, estou fazendo o GQC e Novas Lideranças”.

Orlando Rolón
Produtor rural e pecuarista em Itacarambi

“Sou muito favorável à contribuição sindical. Sou produtor rural e atuo também como consultor fundiário e ambiental. Posso afirmar que os sindicatos sempre resolvem os problemas do produtor de documentação e declaração ligada à terra. A atuação dos sindicatos é extremamente positiva para o produtor rural”.

Sônia Maria de Paula Rezende
Agricultor e pecuarista em Manga

“O Sindicato é nota 10! Eles me atendem em tudo o que preciso, inclusive nos comunicados que, constantemente, preciso fazer à ABCZ, a respeito do meu rebanho. Cuidam também da folha de pagamento dos meus funcionários e fazem toda a parte contábil. O Sindicato é um apoio importante para o produtor rural”.

Neusa Alves Pimenta
Produtora de queijo, do Serro

“O Sindicato é um dos responsáveis pelo sucesso do Queijo Minas Artesanal na microrregião do Serro. Ele dá apoio à participação dos produtores em feiras, cursos e seminários. E é também um grande divulgador do produto, promovendo eventos e apoiando a produção de documentários. Sou muito feliz fazendo o que gosto, e, por isso, sou muito grata ao nosso Sindicato”.

Marisa Contreras
Cafeicultora de Areado

“Sou associada do Sindicato de Areado e fã dos cursos do SENAR. Acho importante contribuirmos de todas as formas, pois os sindicatos nos representam, são nosso meio de comunicação com o mundo”.

Antônio Edson de Souza
Cafeicultor em Caldo Verde

“Do sindicato só dá para fazer bem. Uso os serviços há mais de 20 anos. Fiz cursos sobre agrotóxicos, gestão, tratores e muitos outros. É importante apoio na capacitação dos funcionários. O sindicato me ajuda a alcançar resultados melhores e agregar valor aos produtos na fazenda”.

Artur Queiroz de Souza
Cafeicultor em Cambuquira

“Nossa representação política precisa estar à altura do que queremos e podemos ser. Manter instalações, funcionários, equipamentos, bem como representação de classe custa caro. Não existe refeição gratuita. Precisamos participar de forma espontânea e contribuir para sermos representados da forma que precisamos”.

Benício Bernadinho de Sena
Produtor rural de Candeias

“O Sindicato nos oferece diversos serviços, como utilização de maquinário, apoio à documentação, compra de insumos com melhores valores, dentre outros. Aconselho à classe contribuir para fortalecer o Sindicato, que luta pela categoria e nos representa bem".

Maria Beatriz Ferreira Luiz
Produtora rural e pecuarista de Carmo da Mata

“A vantagem de fazer parte do Sindicato é contar com serviços variados. Isso justifica integrar um grupo forte. Por isso, a contribuição sindical, além de fortalecer o sindicato, nos proporciona ações políticas e econômicas, e serviços importantes para a atividade”.

Olímpio Ferreira Neto
Produtor rural de Cláudio

“O Sindicato nos ajuda muito, pois tudo que precisamos com relação à propriedade ele resolve. Utilizo serviços como folha de pagamento dos funcionários, emissão de guias de compra e venda, declaração de ITR e documentações para o INCRA. O Sindicato é um grande facilitador!”.

Carlos Amaro Rosa
Criador de gado e ovinos em Cláudio

“Nos sindicatos, a contribuição é revertida para nós, produtores, em cursos, serviços, atendimento e apoio à gestão da propriedade. Utilizo diversos serviços, tanto administrativos quanto jurídicos. Temos que nos conscientizar dos benefícios de fazer parte de um sindicato ativo e forte”.

Jacira Alves Cury
Pecuarista de leite, de Curvelo

“O sindicato cuida da folha de pagamento dos meus funcionários e ainda os contratos de admissão e demissão. Organizando a gestão da minha propriedade. É uma “Mão na roda”. E os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo SENAR levam conhecimento especializado a pessoas que jamais teriam acesso, não fosse essa iniciativa”.

José Marinho Zica
Pecuarista de Dores do Indaiá

A contribuição fortalece o sindicato que ajuda a defender politicamente o produtor e luta por melhorias no setor. Ele facilita muito a minha vida, com a emissão de notas fiscais, transporte do gado para leilões e serviços de contabilidade. Por isso, posso afirmar que, quando a contribuição é bem utilizada, deve ser paga”.

Fernando Afonso Machado
Pecuarista de leite, de Pompéu

“Nosso sindicato tem feito um bom trabalho em defesa da pecuária de leite. A entidade tem força política para trazer autoridades que ouçam nossas demandas. Agora, estamos próximos de concretizar o Conseleite, formado por produtores e indústrias de laticínios para fixar um preço-referência a ser pago ao produtor. Não sei o que seria de nós sem essas ações do Sindicato".

Mais informações: beneficios@faemg.org.br

Av. do Contorno, 1771 - Floresta | 30110-900
Belo Horizonte - MG | Tel.: (31) 3074-3070

www.sistemafaemg.org.br